Dicas Tecnicas
Os serviços de pintura normalmente envolvem várias classes de riscos, tanto pelo manuseio de produtos tóxicos e inflamáveis como pelos tipos de materiais ou equipamentos utilizados na preparação de superfícies e na aplicação da tinta. Desta forma, o fator segurança deverá ser analisado concomitantemente pelos fornecedores dos materiais e usuários. A Pintura Industrial está inserida no contexto das atividades de RISCO ELEVADO. Nenhum profissional poderá ser considerado qualificado ou especializado se não levar em consideração à Prevenção de Acidentes.
► Os acidentes não acontecem por acaso eles são causados;
► Os acidentes podem e devem ser prevenidos;
► A SEGURANÇA DOS INDIVÍDUOS é algo de máxima importância, mais do que a produção, as vendas e os lucros;
► Em contrapartida, VOCÊ deve sentir-se obrigado a trabalhar e se conduzir de maneira SEGURA seja no trabalho ou fora dele.
As estatísticas demonstram que em 62% dos casos os acidentes ocorrem quando:aneira SEGURA seja no trabalho ou fora dele.
► Não planejam adequadamente as operações;
► Quando estão com pressa;
► Quando são pressionadas para acabar logo;
► Por falta de treinamento ou treinamento inadequado;
► Por falta de comunicação e atitudes preventivas;
► Por distrações externas: tensão, problemas pessoais, emoções, etc.
► Por erro humano, má avaliação ou pânico;
► Condição física deficiente: doenças, fadiga, alcoolismo ou drogas.
Inflamabilidade e toxidez das tintas: Nem sempre temos a consciência de que as tintas e os solventes são produtos altamente inflamáveis.
► Inflamabilidade é sinônimo de incêndio, explosões e fatalidade;
► De uma forma geral, quase todas as tintas são inflamáveis em função da incorporação de solventes e redutores, que liberam vapores inflamáveis durante a aplicação.
► As fontes principais de ignição são chamas, labaredas e faíscas, provenientes de equipamentos de solda, corte ou centelhas causadas pela interrupção de circuitos elétricos.
► A maioria dos pigmentos inorgânicos e cargas não são combustíveis, porém, a natureza dos aglutinantes poderá ocasionar inflamabilidade, excetuando-se, por exemplo, os à base de borracha clorada; copolímeros de cloreto de vinila e silicatos.
►Panos de limpeza (toalhas, estopas de algodão, etc.), que contenham resíduos de solventes e tintas à base de óleos secantes ou resinas alquídicas modificadas com óleo secativo, oferecem um sério perigo de incêndio por combustão espontânea.
► Toxidez – Significa danos à SAÚDE ou a integridade física. A simples operação de abrir uma lata de tinta ou de solvente já se constitui em um risco na atividade de Pintura Industrial, pois os vapores inflamáveis, tóxicos ou corrosivos, começam a entrar em contato com o ambiente e consequentemente com o ser humano.
► Resinas – Resinas epóxi, endurecedores à base de aminas, isocianatos e poliésteres não saturados constituem um grupo de risco elevado;
Pigmentos e Cargas – Os mais perigosos são aqueles que contém chumbo (chumbo vermelho, chumbo branco, molibdato de chumbo, etc) e os cromatos (cromato de zinco) e compostos organometálicos.
► Solventes e Redutores – Os vapores de solventes e redutores são “absorvidos” por inalação, e constituem o mais importante grupo de elementos perigosos à nossa saúde.
► Hidrocarbonetos Aromáticos – O benzeno tem uma intensa ação tóxica. Outros aromáticos comuns tais como tolueno e xileno são menos tóxicos.
► Hidrocarbonetos Clorados – Os mais tóxicos são: tetracloreto de carbono (agente desengordurante) e cloreto de metila.
► Álcoois – Metanol, propanol e butanol são extremamente tóxicos.
► Ésteres – As cetonas pertencem às classes menos tóxicas.
► O local de trabalho deve ser isolado e sinalizado, bloqueado, limpo e arrumado. Isto minimiza os perigos vindos do exterior e alerta o pessoal para os riscos potenciais da área;
► Separar , inspecionar, levar p/ o local de trabalho apenas o que vai se utilizar no dia
► Manter todas as latas fechadas e distantes das fontes de ignição;
► Utilizar apenas equipamentos pneumáticos para a mistura das tintas;
► Aterramento das latas de tintas em quantidade superior ou igual a um galão. O simples fato de despejar o conteúdo de 1 galão ou mais dentro de uma lata, pode gerar eletricidade estática suficiente para provocar a ignição dos vapores;
► Todas as latas de tintas e solventes vazios, deverão ser removidos do local de trabalho ao final de cada dia;
► Todas as latas e recipientes vazios devem ir para o lixo apropriado (caçambas) e depois recolhidas por empresas especializadas e devidamente licenciadas pelos órgãos competentes que terão a corresponsabilidade de dar um destino adequado aos resíduos (geralmente incineração e reciclagem das embalagens).
► Utilizar os EPI’s adequados quando da mistura e/ou homogeneização de tintas:
► Máscaras descartáveis: Protege a respiração naso-oral, em adaptadores para o nariz e é presa na cabeça por elástico: Para emulsão de látex aplicado por aspersão e tintas à base de solventes aromáticos por trincha ao ar livre;
► Máscara de cartucho com filtro de carvão cambiável de respiração naso-oral: Para aplicação de tintas à base de solventes aromáticos por aspersão, rolo ou trincha em espaços confinados;
► Máscara com traqueia ou ar mandado: A mais eficiente – protege toda a face. A traqueia é conectada com os elementos filtrantes à cintura do trabalhador, o qual recebe o ar mandado do exterior, com pressão positiva regulável.

